Vamos entender um pouco sobre a prematuridade?

Quando um bebê é considerado prematuro?

Um bebê prematuro é aquele que nasce antes de 37 semanas de gestação. Existem três tipos de prematuridade: limítrofe, moderada e extrema.

bebe-na-maoBebês que nascem próximos à idade gestacional adequada, entre 34 e 36 semanas e seis dias, são considerados prematuros limítrofes. Normalmente esses bebês não tem um quadro tão grave e ficam sob observação, na maioria das vezes somente para ganhar peso.

Os prematuros moderados nascem entre 29 e 33 semanas e seis dias. Nessa fase o bebê já pode ter mais complicações da prematuridade, como: problemas respiratórios, neurológicos e/ou cardíacos, mas também pode se desenvolver sem grandes percalços.

Já os que nascem com menos de 28 semanas (normalmente abaixo de um quilo) são considerados prematuros extremos. Esses bebês são mais imaturos e os principais órgãos (coração, pulmão e rins) ainda não estão totalmente desenvolvidos. Muito provavelmente precisará de ajuda de aparelhos para respirar e alguns precisam passar por cirurgias (no coração, olhos, dentre outras).

Desde que minha pequena nasceu, pesquisei muito sobre prematuridade e sobre diversos assuntos relacionados. Abaixo alguns links que separei com matérias interessantes sobre prematuridade:

Matéria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) diz que Brasil tem 40 partos prematuros por hora e conta sobre os estudos que estão em andamento na própria instituição e em outras, com o objetivo de compreender melhor as causas da prematuridade e encontrar caminhos para prevenir e tratar. (http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/11/14/brasil-tem-40-partos-prematuros-por-hora)

Estudo “Prematuridade e suas possíveis causas” da UNICEF – um dos mais recentes estudos. (http://www.unicef.org/brazil/pt/media_25849.htm)

Estudo divulgado pela OMS diz que Brasil está entre os dez países com o maior número de partos prematuros. (http://www.brasil.gov.br/saude/2012/05/brasil-esta-entre-os-dez-paises-com-o-maior-numero-de-partos-prematuros-aponta-oms)

Estudo da Fio CruzEstudo da Fio Cruz de 2013 – publicado na Folha de SP – diz que o Brasil é o 10º país do mundo com o maior numero de nascimentos prematuros. (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/02/1237437-bebes-prematuros-sao-105-no-brasil.shtml)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *